sábado, 6 de março de 2010

Mari 2004 x BRA 2008 !!!!

Para mim não tinha melhor título que definisse esse confronto! É assim que vejo, pelo lado bom e ruim, Mari é a marca da geração de 2004!
Na verdade fiquei indecisa, pensei em colocar o título; Mari 2004 x Mari 2008!Já que por a toda a história que cerca a atacante - na era 2004 - 2008 foi o ano da sua "redenção".

Mas vi que estaria sendo injusta com a história do ciclo olímpico de Pequim, com aquela seleção, que presou muito mais pelo conjunto, pelo brilho coletivo (mesmo tendo destaques individuais, porém isso não foi segregado do conjunto) do que individual!

A seleção de 2004 apresenta uma história muito complicada, o ciclo de Athenas fora bastante conturbado, marcado por serias lesões em jogadoras jovens. Desentimentos e insatisfação das principais jogadoras da época com o então treinador Motta. Discussões e bate boca no palco da mídia. A seleção colecionando fracasso atrás de fracasso. Esse ciclo termina ou começa com ZRG assumindo a seleção em cima da hora para as olimpíadas?

Quando pensamos em tudo que aconteceu antes 2004, podemos refletir: Chegamos muito longe, não? Poderíamos ter conseguindo mais, se o planejamento tivesse sido melhor? Se tivéssemos corrigido mais rapidamente os erros? Algo que começa desse jeito poderia ter tido outro final?
Quase teve... ah aquele fatídico dia, aquele bendito (?) placar que teimou em não rodar...24 x 19... E 2004 terminou exatamente como começou, com confusão! Mas sem Athenas 2004, teríamos tido Pequim 2008?!

Só está pequena análise, demonstra o oposto dessas duas seleções!

Mas chega de túnel do tempo e vamos ao jogo!
BRA 2004, era um bom time – Virna, Eriká, Fernanda Venturini, Walewska, Valesquinha, Arlene, Mari e cia! Excelentes jogadoras, talentosas, duas das maiores jogadoras brasileiras em suas posições – Virna e Fernanda Venturini. Essas duas veteranas, somadas a jovem revelação Mari, formavam o trio de destaque dessa seleção!

BRA 2008, era formado por; Mari, Paula Pequeno, Fofão, Fabi, Fabiana, Walewska, Sheilla e cia. Um time muito forte fisicamente, com excelentes peças de reposição, de jogadoras habilidosas, muitas vivendo o seu auge.

Nesse confronto, vejo Mari 2004 recebendo a maioria das bolas levantadas pela Fernanda Venturini. Já que seria preciso estar muito bem técnica e taticamente para ultrapassar o forte, alto e habilidoso bloqueio da seleção brasileira de 2008! Não vejo como Virna e Erika e até mesmo Sassá (que entraria em alguns momentos) de 2004, conseguiriam ser tão eficientes. Além do mais, Fernanda Venturini, não teria ao seu lado centrais tão eficientes. A Wal de 2004 não se compara a Wal de 2008, portanto mesmo com um bom passe de Virna, as jogadas pelo meio não seria o forte da seleção 4º lugar em Athenas. O caminho para elas, era pelas pontas.

Muito mais concentrada a seleção campeã olímpica, tinha estudado exaustivamente a seleção de 2004, portanto sabia quais jogadas do adversário deveria marcar.
Muito aplicada taticamente, cumpria a risca as orientações do seu comandante. A relação bloqueio e defesa estava quase perfeito, o que gerava muitos contra ataques, e estes eram bem distribuídos pela a Fofão.

Aliás, outra grande vantangem da seleção de 2008 sob a seleção de 2004, era que a Fofão tinha muito mais opção para a virada de bola do que Fernanda Venturini. A Fofão podia acionar a Sheilla, a Mari, a Paula Pequeno, a Wal e Fabiana. Fora as opções do banco, que quando entravam em quadra não decepcionavam. Enquanto a Fernanda Venturini jogava praticamente só com a Mari. Virna ainda tentava se virar, mas a sua eficiência estava baixa e não inspirava muita confiança.

Resultado vitória por 3 sets a 0 para a seleção de 2008, com direito a Bernardinho chutando a porta do vestiário. Parciais, 25 x 14/25 x 17/ 25 x 20.

E você o que acha? Concorda? Opine!

8 comentários:

Wilson Quatrochi Junior disse...

Belíssimo post!
Concordo com tudo em gênero, número e grau...rs
Principalmente, na parte em que Bernardinho chuta a porta do vestiário...rs... queria ver isso acontecer e constatar a arrogância dele ir por água abaixo...rs

Comunidade - Maníacos por Volei Feminino disse...

Fico feliz q tenha gostado, Wilson! Obrigada pelo elogio e por sempre participar da brincadeira!

Anônimo disse...

um passeio!
3 x 0 2008!

Sandra

Anônimo disse...

Impossivel aquele time amarelo de 2004 vencer 2008!

Vitoria de 2008, com muita folga!

3 x 0

Mil

Anônimo disse...

Cara, 2008 ganharia de 2004, com muita autoridades!

Anônimo disse...

A Seleção de 2008 venceria por 3 x 0. Ninguém ganharia da Campeã Olímpica!!!

Débora Soares

Anônimo disse...

2008 3 x 0 2004

Com direito a uma bela festa cheia de alegrias como foi a conquista da olimpíada.

Marcus Antonio De Moraes

Anônimo disse...

2008 3 x 0 2004

Nem precisa comentar: o post disse tudo.