sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

1994 x 2008 - O grande encontro!

Dezoito anos separam essas duas gerações, essa duas seleções de volei!
Duas das maiores seleções brasileiras de volei feminino de todos os tempos!

1994 - imatura, ainda chegaria ao seu auge! Carregada pelas mãos de Fernanda Venturini, pela passadas firmes, saltos altos e técnica de Ana Beatriz Moser. Embalada pelos gritos, garra e versatilidade de Marcia Fú, e claro pelo talento de Ana Paula!

2008 - Após seguidos tropeços, era uma seleção mais que pronta para brilhar! É dificil apontar algum destaque, já que uma seleção em que todas jogam redondo. É de fato uma seleção, um conjunto, onde todos os fundamentos do volei aparecem! Saque, passe, ataque, levantamento e o seu ponto mais forte, o bloqueio! Relação bloqueio e defesa, nessa seleção andam de mãos dadas!

Se contra Cuba, na final do mundial de 1994, o Brasil encontrou muitas dificuldades para superar o bloqueio de Torres e Carvajal, contra Fabiana e Walewska não seria muito diferente. E seria esse o fundamento determinante para a vitória da seleção campeã olimpica sobre a seleção que conquistou a 1ºprata em um mundial para o volei feminino!

O bloqueio dourado pararia os ataques do BRA 1994, mesmo Fernanda Venturini se esforçando ao máximo para deixar as suas atacantes no simples, mas a seleção de 2008 estava muito bem armada e tinha estudado exaustivamente o seu adversário!

Esse seria um belo confronto, um belo jogo de voleibol, de alto nível, já que as duas seleções tem talento de sobra! Um jogo de belas defesas, ataques e levantamentos, pois as duas levantadoras são maestrinas nessa arte!

Diagonais curtas, paralelas, largadinhas inesquecíveis das atacantes dos dois lados! Jogadoras voando do fundo de quadra! Joagadas de meio tempo! Um show a distribuição do jogo, por ambas as levantadoras! Os dois treinadores orientando bem as suas comandadas! E as bolas de segunda...pagavam o ingresso!

Ah! Mas o bloqueio da seleção de 2008, foi superior, muito superior! Saltaram muito as meios de BRA 2008 e ainda tiveram uma grande contribuição das extremas; Mari, Paula Pequeno e Sheilla! Assim, não daria mesmo para a seleção de 1994! 3 sets a 1, para 2008, com parciais apertadas (23x25/25x23/25x21/25x22).

A seleção de 1994 caiu, mais caiu em pé!
É graças a elas que hoje não nos conformamos com o segundo lugar! Foi graças a elas que hoje sonhamos e vemos que somos capazes de está quase sempre em primeiro.
Através delas que o Brasil se formou com uma das grandes forças do volei feminino mundial!

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom texto...também acho que 2008 sobressairia por ser uma seleção no auge psicologo e físico...1994 foi a seleção da mudança, porém o auge veio em 1996...acredito no 3 x 0, até pqe na final do Mundial de 1994, as ponteiras foram muito marcadas pelo meio cubano...

Be happy

Wilson Quatrochi Junior disse...

Concordo, com pesar porque ainda guardo na memória os jogos da seleçao de 94, que a seleçao de 2008 ganharia por 3 x 0!

Anônimo disse...

claro q 2008, por 3 x 0!

Sandro

Anônimo disse...

2008 3 x 1 1994

Mil

Anônimo disse...

Essa seleção de 1994, para quem viu é mesmo inesquecivel, nossa me emociono...mas daria a seleção de 2008

3 x 1!

Junior

Anônimo disse...

A seleção de 2004 venceria qualquer seleção que o Brasil já teve. Não porque as jogadoras são muito superiores tecnicamente as anteriores, por exemplo, mas simplesmente porque o vôlei evoluiu MUITO. O que seria das, tecnicamente, superiores Ana Flavia e Ana Paula, contra as fortes, altas e decisivas Fabiana, e, em menor proporção, Walewska? Nada!

Apesar da Fu ter sido completa, Hilma um monstro e Ana Moser ser Ana Moser, o trio de extremas de 2008 as "engoliria." Enfim.

2008 3x0 2004.

Mário, RJ.